A saúde mental preventiva corresponde a uma atitude de investigação e de intervenção que se define por quatro características principais:
- Prevenção primária: (profilaxia) compreende a promoção da saúde, isto é, as condições gerais de higiene e toda a profilaxia da doença de que o exemplo clássico é a vacinação. O objectivo da prevenção primária é evitar o aparecimento da doença, diminuindo o risco de adoecer mentalmente.
- Prevenção secundária: (diagnóstico e tratamento precoces) consiste essencialmente no diagnóstico e tratamento precoces e o seu objectivo é a prevenção de complicações ou agravamento de perturbações já diagnosticadas.
- Prevenção terciária: (rápida inserção sócio-profissional com minimização dos efeitos da doença. A prevenção terciária consiste na reabilitação e reinserção social da pessoa.
- Prevenção quaternária tem por objectivo, por um lado, evitar a patologia do doente e, por outro lado, o hospitalismo em hospitalizações prolongadas e crónicas.
Perspectivar a Saúde Mental em termos preventivos corresponde a ligá-la a:
· Às equipas de saúde materna e infantil – Obstetrícia e Pediatria
· Às equipas médico-cirúrgicas no caso do doente adulto e da 3ª idade
· À comunidade – Saúde Mental Comunitária – através de uma articulação funcional com outras estruturas: família, escola, associações culturais, recreativas, desportivas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário