terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PSICOPATOLOGIA - A Neurose

A neurose é um termo muito geral que pode abranger uma quantidade de situações muito diferentes, no entanto, todos os neuróticos têm um problema comum: não conseguem adaptar-se a si próprio e ao mundo.

Dollar e Miller contribuíram para aprofundar o conhecimento da patologia do comportamento, descrevem o neurótico como uma pessoa “que não faz uso das oportunidades óbvias de satisfação que a vida lhe oferece”. Segundo os autores citados, os neuróticos podem distinguir-se por tês sinais comuns:

·    Sentem-se infelizes
·    Comportam-se estupidamente, isto é, irracionalmente, porque têm conflitos para resolver
·    Apresentam vários sintomas que os identificam


As neuroses são classificadas com base nos sintomas dominantes, podemos, desse modo,  identificar as suas várias formas.

Como se explica a situação representada na imagem?

Introdução à Psicopatologia

Na imagem pode ver representada a saúde mental ou doença mental? 
Não deixe de exprimir aqui a sua interpretação.

Psiquiatria é o ramo da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do doente, com perspectivas biológica, psicológica, sociológica e outras áreas afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou várias formas de psicoterapia.
A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma"




.